quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Temos as 32!

Vaga direta é vantagem das sedes das Copas. Não foi diferente com o Brasil

A primeira seleção que vai jogar o Mundial de 2014 foi descoberta pelo mundo em 2007. E era a vaga que nos interessava. Ao ser eleito como sede, o Brasil se viu dispensado da disputa das eliminatórias, o que justifica sua atual posição incômoda no ranking da Fifa, mesmo com a excelente sequência emendada durante e após a Copa das Confederações.

Mas todas as outras nações do planeta não tiveram o mesmo privilégio. Até a campeã mundial Espanha, diferentemente do que ocorria até dia desses, também teve que conquistar sua vaga dentro de campo. E conseguiram. Assim como outras 30 equipes de todos os continentes, apesar da divisão geográfica da Fifa não mostrar isso. A Austrália, da Oceania, conquistou sua vaga pela Ásia. E a Nova Zelândia, representante oficial do menor continente do mundo, foi derrotada pelo México na repescagem.

Também veio pela repescagem a vaga da França. E ainda com gol ilegal. Apesar das memórias de 1998 e 2006 estarem fresquinhas em nossas mentes, já vai ser uma surpresa caso os franceses passem de fase. Outra equipe que vem mais embalada pela camisa do que pelo futebol é o Uruguai. Passados até por Equador e Colômbia nas eliminatórias, os carrascos de 1950 tiveram que bater a Jordânia na repescagem para carimbarem o passaporte.

A Argentina é outra das representantes da América do Sul. E se o Uruguai vive pelo fantasma de 1950, os hermanos pelo menos tem algo mais real para depositarem suas esperanças. Mesmo abaixo da produção média e com histórico não tão brilhante com a camisa de seu país, Lionel Messi não acumula prêmios de melhor do mundo com a mesma facilidade que mensaleiros acumulam fortunas. O Chile, recém-superado pelo Brasil em amistoso, completa a seção "Mercosul" do post.

Subindo um pouco na América, Honduras, que também foi superada pelos comandados de Felipão há pouco, Costa Rica e Estados Unidos são os outros classificados pela Concacaf.

Eles devem se encontrar com a equipe do país homônimo 

Na África, os anfitriões de 2010 não vão comparecer para festa brasileira e as vagas ficaram com Camarões, Nigéria, Gana, Costa do Marfim e Argélia. Seguindo a lista de quem provavelmente (nunca se sabe quando pode surgir uma zebra...) vem somente cumprir tabela e ainda vai vibrar por isso, Ásia garantiu Irã, Coreia do Sul e Japão. E fica o medo para Polícia Federal caso o destino e os papéis do sorteio (que acontece em 6/12 na Costa do Sauípe) conspirem para um EUA x Irã...

A Europa é o continente que tem mais vagas reservadas. E mesmo assim outra grande equipe só conseguiu a sua no sufoco. Trata-se de Portugal de Cristiano Ronaldo, que suou para bater a Suécia de Ibra. Croácia e Grécia também só estarão aqui pela repescagem.

Itália, Alemanha e Inglaterra garantiram suas presenças logo de cara. Assim, o Brasil verá partidas de todos os países que já foram campeões mundiais. Vice na Copa passada, a Holanda voltará ao nosso caminho. Suíça, Rússia, Bósnia e a incógnita Bélgica, que não surpreenderia caso caísse de cara, mas é vista por muitos pelo menos como potencial semifinalista, também vem ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)