Plantões* da Globo e da Record em 2014

12/1
Globo: O primeiro boletim extra do ano também foi o primeiro ancorado por Mônica Teixeira. Entre o Auto Esporte e o Esporte Espetacular, a jornalista narrou o anúncio feito pelo papa Francisco de que Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, se tornará cardeal. A Globo News também interrompeu a sua programação para noticiar a escolha.

13/1
Globo: Durante o intervalo da Sessão da Tarde, Alex Escobar ancora boletim sobre os vencedores do prêmio Bola de Ouro da Fifa. O flash foi realizado do estúdio padrão do esporte do canal e ganhou uma vinheta especial sobre a premiação. Levada ao ar com algum atraso em relação ao anúncio na Suíça, a cobertura global informou sobre a vitória do português Cristiano Ronaldo na principal disputa e a derrota da brasileira Marta entre as mulheres. Neymar também não conseguiu o prêmio individual de gol mais bonito do ano, porém o país esteve representado pela apresentação de Fernanda Lima, Bola de Ouro honorária para Pelé e presença de Daniel Alves e Thiago Silva entre a equipe ideal do ano.

4/2


Globo: Após uma polêmica pela demora, Joaquim Barbosa finalmente dá a ordem de prisão do deputado João Paulo Cunha, condenado no escândalo do mensalão. O boletim realizado no intervalo da novela Caras & Bocas falou ainda sobre a queda de energia em algumas regiões do Brasil, atingindo inclusive partes de São Paulo e do Rio de Janeiro. A ancoragem foi de Patrícia Poeta. O RJ ainda conferiu uma edição do Radar sobre o apagão.

5/2
Globo: Henrique Pizzolato, único foragido dentre os condenados no processo do mensalão, é preso na Itália. O boletim foi exibido entre o Praça TV e o Globo Esporte, porém originalmente teve problemas no áudio do apresentador, que retornou em seguida para Rede Fuso com os ajustes técnicos já realizados.

10/2
Globo: No dia em que o cinegrafista Santiago Andrade morreu após ser atingido por um rojão durante um protesto, novas manifestações contra o aumento de tarifas do transporte coletivo tumultuam o Centro do Rio de Janeiro. O boletim do Jornal da Globo foi ao ar durante Em Família, que sucedeu uma edição especial do JN sobre o falecimento do repórter cinematográfico da Band. Mais cedo, Sandra Annenberg havia interrompido os telejornais locais em algumas praças.

12/2
Globo: É preso o suspeito de atirar o rojão que acertaria fatalmente o cinegrafista Santiago Andrade. Caio Silva de Souza havia fugido para Bahia e foi detido em Feira de Santana, porém pela polícia carioca, que viajou para realizar a detenção.


O primeiro boletim veio às 4h38 de manhã e foi ancorado do estúdio da Globo News (a própria teria seu Plantão 11 minutos depois), porém por Ana Paula Araújo, apresentadora do Bom Dia Brasil. Foi o primeiro com a vinheta no ano e a estreia dela em alta definição. Ela retornaria às 5h17 da redação em que habitualmente é comandado o Globo Notícia. As primeiras imagens do momento da prisão de Caio vieram ao ar menos de 1h depois do boletim inicial.

Além de obviamente dominar o Bom Dia Rio e o Bom Dia Brasil, a cobertura se estendeu em flashes no Mais Você que mostraram a chegada do voo comercial que trouxe Caio ao Rio e no Encontro, que mostrou trechos ao vivo da coletiva sobre o assunto. A Band também teve boletim extra sob o comando de Patrícia Maldonado.

21/2
Globo: Ministro Joaquim Barbosa decreta a prisão de Roberto Jefferson, o delator do esquema do mensalão. Até então, ele era o único réu da ação penal 470 a seguir em liberdade. O boletim ancorado por Patrícia Poeta foi exibido durante o intervalo de Joia Rara.

5/3
Globo: Unidos da Tijuca é campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. Boletins por toda a programação noturna mostraram a festa na quadra da escola. Em um deles, durante Joia Rara, a repórter Lília Teles ficou por cerca de 20 segundos no ar sem falar absolutamente nada após ter problemas em seu áudio e insistentemente mexer no fone.

7/3
Globo: Durante intervalo de Em Família, Poliana Abritta noticia em boletim JG sobre o desaparecimento de um avião que ia da Malásia para China com 227 passageiros.

13/3
Globo: Morre o autor Paulo Goulart. A informação foi dada inicialmente ao encerramento do Jornal Hoje, porém de maneira extremamente reduzida. O assunto então foi aprofundado já em boletim extra do Jornal Nacional, que contou com a participação ao vivo da repórter Monalisa Perrone direto do hospital em que o artista de 81 anos estava internado.

14/3
Globo: Confusão na Ceagesp por causa de mudanças no estacionamento da central de abastecimento tem carros queimados e cabines depredadas. As imagens do cenário de caos foram mostradas em boletim do Jornal Hoje ancorado por Sandra Annenberg entre o Encontro e o Praça TV. A entrada ao vivo não foi diretamente no programa de Fátima Bernardes por ele ir ao ar gravado nas sextas.

20/3
Globo: UPPs são atacadas por bandidos no Rio de Janeiro. O capitão da unidade de Manguinhos foi ferido em um dos atentados. O boletim foi ancorado por Christiane Pelajo diretamente da redação do chroma-key do Jornal da Globo.

24/3
Globo: Apesar de não encontrar os destroços, o Governo da Malásia confirma em coletiva que o Boeing desaparecido caiu no Oceano Índico e não teve sobreviventes entre os seus quase 240 ocupantes. Foi a primeira fonte oficial a bancar a informação sobre o desastre em mais de três semanas de buscas pelo voo MH370. Sandra Annenberg entrou no ar em boletim do Jornal Hoje por volta de 11h40. Record e Globo News transmitiram a coletiva ao vivo.

28/3



Globo: Entre Joia Rara e o Praça TV, Patrícia Poeta informa sobre o pouso forçado de um voo da Avianca em Brasília. Haviam 49 pessoas a bordo do Fokker 100.

5/4
Globo: Entre as exibições da Superliga de vôlei e da Fórmula 1, Rodrigo Bocardi amplia em boletim do Jornal Hoje as informações sobre a morte de José Wilker, noticiada pouco antes pelo narrador Luiz Carlos Júnior. Na Record, a informação foi ao ar durante o Esporte Fantástico.

6/4
Globo: Ao longo de todo o dia, o repórter Carlos de Lannoy entrou em boletins que mostraram os funerais do ator e diretor José Wilker, falecido no dia anterior. Nas entradas, foram ouvidos artistas amigos de Wilker ao vivo e depoimentos colhidos durante a madrugada. Ainda ocorreram interrupções ao longo do Esporte Espetacular.

7/4
Globo: Moinho que armazenava toneladas de grãos desaba em Maceió e deixa feridos. O boletim do Jornal Nacional foi realizado no intervalo da novela Caras & Bocas.

17/4
Globo: Imprensa mexicana confirma a morte do autor colombiano Gabriel García Márquez, vencedor do Nobel de Literatura e um dos maiores latinos do século XX. Heraldo Pereira informou inicialmente sobre o falecimento no intervalo da novela Caras & Bocas.

8/5
Globo: Morre o cantor Jair Rodrigues, sinônimo de alegria na música brasileira. O boletim foi feito por Sandra Annenberg em intervalo comercial do Encontro com Fátima Bernardes, que também repercutiu a informação. O SBT também realizou Plantão.

10/5
Globo: Criminoso faz reféns em ônibus na Avenida Brasil, principal via do Rio de Janeira. O caso relembrou a tragédia do 174 e dominou as atenções do país por cerca de 3 horas. Desde o Caldeirão do Huck, Sandra Annenberg entrou a cada break com imagens aéreas ao vivo do cerco, que inicialmente foi feito por bases da região e depois contou com negociadores do BOPE, como Record, Record News e Globo News mostraram ao vivo.

Durante o Praça TV 2, o sequestrador enfim se entregou e acabou com a agonia. Mariana Gross, que narrava  o caso desde mais cedo em edição especial do RJTV, entrou por cerca de 3 minutos durante os demais telejornais locais para confirmar o desfecho do crime.

21/5
Globo: Boletim do JG entre Em Família e o futebol é ancorado por Christiane Pelajo e conta com participação de Michelle Barros ao vivo. O flash repercutiu a situação de São Paulo nas horas finais de uma paralisação dos rodoviários que levou caos para maior cidade do país.

3/7
Globo: Viaduto desaba em Belo Horizonte e deixa 2 mortos. A queda aconteceu em uma das obras de mobilidade da cidade para Copa do Mundo e as vítimas fatais estavam em um ônibus que foi esmagado pela construção. Os boletins foram ancorados por William Bonner durante intervalos da Sessão da Tarde e de Caras & Bocas.

4/7
Globo: Mundo repercute a lesão de Neymar, agredido pelo colombiano Zuñiga durante o jogo das quartas de final da Copa. Ao longo dos intervalos de Em Família, Tiago Leifert entrou em edições adicionais da Central da Copa mostrando mensagens de apoio ao jogador.

13/7
Globo: Após o maior vexame da história da Seleção Brasileira, toda a comissão técnica é demitida pela CBF, incluindo o treinador Luiz Felipe Scolari e o coordenador técnico Carlos Alberto Parreira. A apresentação do boletim, exibido simultaneamente na Globo News, foi do repórter Pedro Bassan na faixa após o Fantástico e veio antes da confirmação oficial da Confederação.

23/7
Globo: Durante o intervalo de Meu Pedacinho de Chão, confirma-se a informação da morte do escritor Ariano Suassuna, acadêmico da ABL e autor de obras como Auto da Compadecida. No dia seguinte, a Globo Nordeste transmitiu boa parte dos funerais ao vivo.

13/8
Globo e Record: Morte de Eduardo Campos. Cobertura adentrou por dias na programação da Globo, que transmitiu a chegada dos restos mortais do ex-candidato ao Recife no dia 16 e seu enterro no dia 17, respectivamente com Heraldo Pereira e Renata Vasconcellos. A afiliada da emissora em Pernambuco passou todo o domingo com mais de 10 horas seguidas de transmissão.

A Record também abriu Plantões para toda a rede desde a saída do corpo de Campos do IML de São Paulo.

29/9
Globo: Homem invade hotel em Brasilia alegando ter explosivos acoplados ao corpo. Foram diversos boletins nos breaks até a interrupção definitiva com Sandra Annenberg e a temida vinheta noticiando que estávamos diante de uma farsa. A Band ficou por toda a tarde ao vivo.

5/10



Globo e Record: Boletins desde o começo da manhã trazem os detalhes sobre o dia de votação do primeiro turno. Os votos dos principais candidatos também foram exibidos nos flashes. Chico Pinheiro e William Bonner se revezaram no comando global. No dia anterior, Bonner já havia entrado numa chamada extra para informar o resultado de indefinição das últimas pesquisas do Ibope e Datafolha. Ele repetiria o esquema na véspera do segundo turno.

26/10
Globo e Record: País novamente decide seu destino nas urnas. O anúncio da vitória de Dilma Rousseff e seu discurso da vitória foram ao ar dentro de Fantástico e Domingo Espetacular, respectivamente.

14/11
Globo: Expedidos mandados de prisão da operação Lava-Jato. Evaristo Costa chamou Gioconda Brasil ao vivo de Brasília em intervalo do Mais Você para repercussão da notícia.

24/11
Globo: No intervalo da novela Império, Alex Escobar anuncia que já foram sorteados os grupos da Copa América de 2015, que será realizada no Chile.

27/11
Globo: Boletim do Jornal Nacional ancorado por Renata Vasconcellos informa que a presidente Dilma tem definida a equipe econômica do seu segundo mandato. O principal nome anunciado é o de Joaquim Levy na Fazenda.

2/12
Globo: Renato Duque, diretor da Petrobras preso na operação Lava-Jato, poderá ficar em liberdade. O boletim do Jornal da Globo teve apresentação de Christiane Pelajo.

10/12
Globo: É cassado o mandato do deputado André Vargas. Renata Vasconcellos noticiou a decisão do plenário da Câmara em boletim do JN.

19/12



Globo: Gabriel Medina é campeão mundial de surfe. Carol Barcellos informou sobre o feito histórico direto do Havaí. Globo News e SporTV tiveram interrupções em suas grades quase que simultaneamente para que o título inédito fosse noticiado.

31/12
Globo: Ana Luiza Guimarães comanda a cobertura da virada de ano, substituindo a tradição de escravidão trabalho duro de Ana Paula Araújo no posto. Durante a queima de fogos, uma balsa pegou fogo no Rio de Janeiro, mas não deixou feridos.

*e boletins jornalísticos extra, mesmo que sem a vinheta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)