Plantões* da Globo e da Record em 2012

22/1
Globo: Polícia cumpre ordem judicial para desocupação da comunidade de Pinheirinhos em São José dos Campos-SP. Moradores entram em confronto e chegam a incendiar carro de afiliada da emissora. Exibido durante break da Temperatura Máxima, com a vinheta do SPTV, mas para toda a rede.

25/1
Globo e Record: 3 prédios desabam no centro do Rio de Janeiro. Eles tinham respectivamente 18, 10 e 2 andares. 17 pessoas morreram. Interrompeu Fina Estampa (Aquele Beijo para os estados sem horário de verão) na Globo e foi apresentado por William Bonner mesmo sendo após o Jornal Nacional. Boletins do Jornal da Globo com Christiane Pelajo seguiram durante toda a noite e várias interrupções também foram realizadas durante o futebol. Na Record, as primeiras informações vieram durante o JR, mas Ana Paula Padrão atualizou as notícias por duas vezes nos breaks de Vidas em Jogo.

10/2
Globo: Aos 48 anos, morre a cantora e atriz Whitney Houston. Exibido durante break do Zorra Total, com locução de Sidney Rezende, da Globo News. Não há nenhum apresentador da Globo em si disponível no horário. Não teve nenhum tipo de vinheta, apenas a entrada de imagens de um clipe da cantora com a narração avisando sobre a causa da interrupção da programação. A exibição aconteceu primeiramente apenas para as emissoras que acompanhavam o horário de Brasília.

15/2
Record: Lindemberg Alves presta depoimento mais aguardado em seu julgamento pela morte de Eloá Pimentel no mais longo cárcere privado da história do Brasil. Nos dias anteriores, a emissora havia adotado a cobertura do júri no horário vespertino dentro do Tudo a Ver, mas preferiu fazer um Plantão em separado sob o comando Reinaldo Gottino com a aproximação da divulgação da sentença.

16/2
Globo e Record: É confirmada pelo tribunal do júri a condenação de Lindemberg Alves. Ele recebeu uma pena de 98 anos e 10 meses de prisão por 12 crimes cometidos nos 5 dias em que manteve reféns em um apartamento em Santo André. Uma das reféns era sua ex-namorada e acabou morrendo 1 dia após a invasão policial. A divulgação da condenação foi feita em primeira mão pela Rede TV. A Record exibiu um Plantão com Reinaldo Gottino durante toda a tarde mostrando os momentos finais do julgamento e transmitiu na íntegra a fala da juíza Milena Dias. Com a estratégia, alcançou 17 pontos no Ibope e empatou na liderança com a Globo. A emissora da família Marinho entrou com seu Plantão vários minutos após a divulgação do resultado e ainda informou inicialmente uma pena errada. Foi o 1° ancorado por Patrícia Poeta como apresentadora do Jornal Nacional e o 1° dela sozinha (havia dividido com Zeca Camargo o que informou a morte de Osama Bin Laden).

21/2



Globo: Homem invade mesa onde estavam papéis com notas da apuração do desfile das escolas de samba de São Paulo quando faltavam apenas a divulgação de duas delas. Após a invasão, confusão se generaliza nas arquibancadas, parte da Marginal Tietê é interditada e carro alegórico da Pérola Negra é incendiado. O início da confusão foi exibido ao vivo durante a transmissão da apuração para rede nacional que era comandada por Carlos Tramontina, mas após o corte dela, Márcio Gomes (apresentador do Jornal Nacional no dia) entrou em edição adicional do Globo Notícia com novas informações. Horas depois, Christine Pelajo informaria em boletim extra do Jornal da Globo que o resultado foi mantido até como estava antes da confusão e Mocidade Alegre faturou o título.

23/3
Globo: Morre o humorista Chico Anysio. O artista tinha 80 anos e estava internado há mais de 100 dias. A causa do falecimento foi falência múltipla de órgãos. Ancorado por Patrícia Poeta, o boletim entrou no ar interrompendo a reprise da novela Chocolate com Pimenta. Por uma provável falha, foi iniciado com a vinheta do Plantão, mas encerrado com a tela ficando preta. A Record fez sua atrasada cobertura dentro do Tudo a Ver. SBT e Band também colocaram Plantões no ar.

24/3
Globo e Record: Corpo do humorista Chico Anysio é velado no Rio de Janeiro. Cerimônia feita no Teatro Municipal da cidade reúne milhares de fãs e todas as ex-esposas e filhos do artista. A Globo criou uma vinheta especial para as entradas que aconteceram em diversos breaks de sua programação. A Record fez um boletim apenas para o RJ, onde fez a estreia da nova vinheta e da nova trilha do "breaking news" do canal após a mudança de logotipo.

28/3
Globo: Escritor e cartunista Millôr Fernandes morre no Rio de Janeiro. Ele sofreu parada cardíaca na noite do dia 27, mas a informação seria divulgada apenas horas depois. O boletim foi apresentado rapidamente por Evaristo Costa durante o intervalo da TV Globinho.

2/8
Globo: Começa o julgamento do mensalão, o maior escândalo político da história recente do Brasil. O boletim foi ancorado diretamente por Giovana Teles e foi ao ar com uma vinheta especial criada para ocasião e exibido entre o Vídeo Show e a reapresentação de Chocolate com Pimenta. A Band também exibiu um Plantão minutos depois, no intervalo da série Drake e Josh. As duas emissoras teriam dado uma atenção especial ao julgamento por ele coincidir com a transmissão da Olimpíada de Londres, que foi exibida com exclusividade na TV aberta pela Record. Globo e Band foram os canais oficiais dos Jogos de Pequim 2008.

29/9
Record: Morre Hebe Camargo, a rainha da televisão brasileira.

30/9
Globo e Record: Funerais da apresentadora Hebe Camargo são realizados em São Paulo.

7/10
Globo e Record: Eleições municipais mobilizam 138 milhões de eleitores em todo o Brasil. As duas maiores redes do país começaram a levar boletins ao ar assim que as seções foram abertas em boa parte do Brasil. No canal carioca, houve ainda uma edição extra do Globo Notícia entre o The Voice Brasil e o Domingão do Faustão e duas edições do Boca de Urna, além de informações levadas ao ar em GCs durante a programação com a marcha da apuração. Renata Vasconcellos, Chico Pinheiro, William Bonner, Márcio Gomes, Heraldo Pereira e Alexandre Garcia foram alguns dos principais nomes da cobertura que prosseguiu no Fantástico. Na emissora paulista, Ana Paula Padrão foi o grande nome escalado. A jornalista repassou detalhes das pesquisas e dos números oficiais durante o Programa do Gugu. No Domingo Espetacular, o posto foi assumido por Adriana Araújo.


Band e Rede TV também discutiram o tema em boletins e programas especiais ao longo do dia. As redes também escalaram seus principais nomes, como Ricardo Boechat, Ticiana Villas Boas, Boris Casoy e Kennedy Alencar. No SBT, Carlos Nascimento e Karyn Bravo passaram a apresentar os números apenas por volta de 1h de segunda.

14/10
Record: As forças policiais do Rio de Janeiro pacificam as favelas de Manguinhos e Jacarezinho, em procedimento similar ao já realizado nas comunidades do Alemão e da Rocinha. O canal exibiu boletins gravados em seus breaks. A Globo fez uma cobertura ao vivo especialmente para o Rio de Janeiro, mas dessa vez como Globo Comunidade especial. Outra ausência na transmissão global foi a de Ana Paula Araújo, considerada musa desse tipo de transmissão.

7/11


Globo: Barack Obama é reeleito presidente dos Estados Unidos da América após levar a disputa em diversos estados que tem elevado número de delegados, como é o caso de Ohio. Depois de aguardar o discurso da derrota de Mitt Romney, o democrata discursa ao lado da família para uma multidão de partidários que o aguardava em Chicago. Esse foi o único boletim exibido com a vinheta do Plantão em si e o último da noite, após várias entradas de Christiane Pelajo ao longo dos breaks desde a série Louco por Elas, inclusive o feito para informar sobre a vitória.

22/11


Globo: Macarrão presta depoimento no fórum de Contagem e faz revelações inéditas sobre o caso Eliza Samúdio. O amigo do goleiro Bruno e responsabiliza o ex-atleta do Flamengo pelo assassinato da modelo. Curiosamente, a mesma Globo fez uma cobertura mais econômica na divulgação da sentença (dia 24), levando ao ar uma rápida chamada gravada. Na TV aberta, apenas a Record News exibiu a definição do futuro de Macarrão e Fernanda Gomes Castro na íntegra.

5/12
Globo: Aos 104 anos, morre o arquiteto Oscar Niemeyer. Após ficar internado por cerca de 1 mês, o poeta das curvas não resistiu. A primeira informação sobre o falecimento foi dada por Cléber Machado, ainda durante a transmissão da primeira final da Copa Sul-Americana. Globo e Band entraram ao vivo das suas redações imediatamente após o final do 1º tempo ser apitado. SBT e Record News fizeram Plantões e a própria Band fez inserções extras durante o Agora é Tarde. A cobertura da morte dominou as capas de jornais no dia 6, incluindo o The New York Times. Na TV, o DFTV ganhou edição extra durante a tarde (o corpo de Niemeyer foi velado no Palácio do Planalto) e o Jornal Nacional modificou sua vinheta de ida para os breaks, além de ter sido encerrado em silêncio.

14/12
Globo: Atirador invade escola nos Estados Unidos, mata 26 pessoas (muitas delas crianças) e se suicida. Antes de ir ao local do massacre,  Adam Lanza ainda havia matado sua mãe. O boletim foi exibido apenas para os estados que não adotam o horário de verão e interrompeu o Jornal Hoje.


Em tempo: o JH costuma ser exibido gravado para esses estados, assim como acontece com o Jornal da Globo e o Bom Dia Brasil. Na edição ao vivo do dia, apresentada por Sandra Annenberg e Evaristo Costa para os estados que adotam o horário de verão, as informações sobre o massacre ainda eram desencontradas e não havia nenhuma morte confirmada. Evaristo deu a informação, contando com a ajuda ao vivo de Hélter Duarte (correspondente em Nova York) sem deixar claro ser uma interrupção, mas era visível que ele estava só naquela bancada e que houve um corte abrupto para o encerramento exibido ser a versão gravada.

21/12
Globo: Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, decide que os condenados pelo escândalo do mensalão não serão presos imediatamente. Assim como a interrupção da sexta anterior sobre o massacre de Sandy Hook, esse boletim interrompeu repentinamente o Praça TV 1 apenas para os estados sem horário de verão em vigor. Nos que seguem o horário de Brasília, a edição ao vivo do JH estava no ar quando foi divulgada a informação. A Globo cortou a programação das afiliadas apenas para mostrar a fala de Gioconda Brasil direto de Brasília, evitando gerar uma saia justa para o apresentador Evaristo Costa dividir a rede. Após a interrupção (ocorrida sem vinhetas), ficou a cargo dos apresentadores regionais a explicação sobre o que havia acontecido.

*e boletins jornalísticos extra, mesmo que sem a vinheta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)