Edições com data e/ou trilha especial na escalada e bancada externa do Jornal Nacional em 2013

01 de janeiro
Fogos celebram a chegada do novo ano por todo o Brasil. Repetindo a tradição, praia de Copacabana e avenida Paulista reúnem as maiores multidões: 2 milhões de pessoas receberam 2013 em cada. A edição ainda destacou os ganhadores do maior prêmio já pago na história das loterias brasileiras e a posse dos novos prefeitos e vereadores. A edição do JN  foi ancorada por Chico Pinheiro e Heraldo Pereira, substitutos de William Bonner e Patrícia Poeta.

21 de janeiro
Barack Obama celebra começo de seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos com festa popular em Washington. A posse formal aconteceu no dia anterior, porém as festividades foram adiadas para segunda. Curiosamente, a edição do JN não foi aberta com informações sobre a posse, mas sim sobre o começo da internação compulsória de viciados em drogas paulistas.

28 de janeiro


1 dia depois da tragédia em Santa Maria, que deixou mais de 230 mortos, todos os telejornais da Globo foram ancorados da cidade. William Bonner representou o JN. Record e SBT também enviaram apresentadores de seus telejornais para cidade.

11 de fevereiro 
Bento XVI surpreende o mundo e anuncia que não seria mais papa a partir do dia 28. Foi a primeira renúncia ao cargo máximo da Igreja Católica em centenas de anos. Aos 85 anos, o cardeal Ratzinger alegou os problemas naturais da idade para deixar o posto que ocupava desde 2005. A edição do Jornal Nacional passou 21 minutos consecutivos falando sobre a renúncia mesmo em uma segunda de Carnaval. Para efeito de comparação, foram 23 minutos consecutivos falando sobre a tragédia de Santa Maria no dia 28.

28 de fevereiro
Chega ao fim o pontificado de Bento XVI. Os correspondentes Ilze Scamparini, Marcos Uchôa e Marcos Losekann falaram do Vaticano sobre o início da Sé Vacante e a expectativa pelo início do conclave que escolheria Francisco como sucessor na liderança da Igreja Católica. SBT, Record e Band também tiveram entradas ao vivo de Roma em seus telejornais noturnos dessa quinta-feira histórica.

11 de março
Véspera do início do conclave no Vaticano marca primeira saída internacional de Patrícia Poeta da bancada do JN. Antes, ela já havia feito o Fantástico ao vivo de Nova York nos 10 anos do 11 de setembro.

12 de março
No primeiro dia de conclave, fumaça preta na chaminé deixa o mundo sob expectativa. A conversa de Patrícia Poeta com Ilze Scamparini foi o destaque da edição.

13 de março


O mundo acompanha a escolha do primeiro papa latino da História. Francisco também é o primeiro jesuíta a assumir o comando da Igreja Católica. A edição do Jornal Nacional começou 15 minutos mais cedo para poder informar sobre o dia histórico sem atrapalhar o horário de exibição do futebol e foi aberta com a data na escalada, que teve trilha especial pela primeira vez desde 2 de maio de 2011 (dia após a morte de Osama bin Laden). Além da presença de Patrícia Poeta ao vivo no Vaticano, Marcos Uchôa também entrou no ar de outro ponto do menor país da Terra. Júlio Mósquera (Nova York) e Delis Ortiz (Buenos Aires) foram os outros links do dia, que também teve encerramento ao som da trilha para dias especiais enquanto os créditos tinham imagens marcantes dos ritos na praça São Pedro ao fundo.

14 de março
No último dia de cobertura in loco no Vaticano, Patrícia Poeta recebe Dom Odilo Scherer para uma entrevista ao vivo. A edição foi marcada pela repercussão dos primeiros atos do papa Francisco, mesmo no dia em que foi divulgada a sentença de Mizael Bispo.

01 de maio
Assim como no primeiro dia do ano, a data na abertura da escalada se justificou apenas pelos festejos já tradicionais ocorridos anualmente nesse dia. No caso, a comemoração em homenagem aos trabalhadores no Brasil. Também foram destacados os protestos em países europeus que amargam uma severa recessão.

14 de junho


De Brasília, William Bonner acompanha as notícias da Seleção Brasileira na véspera da estreia na Copa das Confederações. Porém, os destaques da participação ficaram no estúdio. Na volta de uma matéria, um desavisado produtor ia arrumar a lapela do apresentador e acabou sendo empurrado. Minutos depois, Galvão se excedia em sua fala, ao que foi cortado por Bonner: "Você tem amor à vida?". Em seguida, o jornalista emendou: "A Globo tem". E assim fez o encerramento do dia, chamando mais um capítulo da novela.

A edição ainda contou com 20 minutos dedicados para repercussão dos protestos que paralisaram os centros de São Paulo e do Rio de Janeiro na noite anterior.

15 de junho
Brasil bate o Japão por 3 a 0 e estreia bem na Copa das Confederações. No globo da redação que surgiu ao final da escalada, quando o mapa do Brasil foi mostrado, foram projetadas imagens da cerimônia de abertura e da vitória brasileira.

17 de junho
Numa segunda-feira de manifestações pelo Brasil, a participação de William Bonner direto de Fortaleza foi mínima. E o trecho final serviu apenas para comentar os protestos realizados na capital cearense. Bonner voltaria ao Rio de Janeiro no dia seguinte, deixando o comando das notícias sobre a Copa das Confederações com Galvão Bueno.

20 de junho


Uma edição histórica em todos os quesitos do JN mostra o maior dia de mobilização popular do Brasil nas últimas décadas.

26 de junho
A data marcou presença na escalada em dose dupla. Inicialmente, precedida por "Brasília", já que as primeiras notícias citadas foram sobre a capital federal, desde o pacote de medidas adotado pela Câmara e pelo Congresso, que inclui a derrubada da PEC 37, distribuição dos royalties do petróleo para saúde e educação e transformação da corrupção em crime hediondo, além da primeira prisão de um deputado em exercício do mandato desde a redemocratização. Ao final, após Galvão Bueno trazer de Belo Horizonte as notícias sobre a vitória brasileira que garantiu vaga para nossa Seleção na final da Copa das Confederações, a data foi repetida, dessa vez com o acréscimo do ano. Em seguida, um clipe com imagens da vitória brasileira foi ao ar, como já havia acontecido nas partidas anteriores.

01 de julho
O Brasil é campeão da Copa das Confederações. As "cenas de um domingo inesquecível" proporcionadas pelo "encontro antológico" de Brasil e Espanha no Maracanã foram os grandes destaques da edição, que mostrou a comemoração pelos gols da Seleção Brasileira nas principais cidades do país. O jornal mostrou um balanço do evento, a vitória em campo, a evolução do time durante os jogos e o caminho que resta até a Copa do Mundo, então 346 distantes de sua abertura.

22 de julho
Chegada do papa Francisco ao Brasil mobiliza toda a programação da Globo e faz com que JN seja encerrado ao som da trilha especial. Na escalada, que observou a data, o nascimento do bebê real também foi destaque. 

23 de julho
A escalada destaca o dia de pausa nas atividades do papa Francisco no Brasil, apesar da festa em Copacabana para abertura da Jornada Mundial da Juventude. Também teve destaque a morte do cantor e compositor Dominguinhos, anunciada minutos antes com a chamada "as sanfonas do Brasil emitem um som triste". Durante a edição, veio ainda a notícia da morte do bicampeão mundial Djalma Santos, porém a última pauta foi com um link sobre o dia papal, provavelmente para não quebrar o clima em relação ao encerramento, que mostrou imagens filmadas de dentro do papamóvel somente com o som ambiente.

25 de julho



Instantes após o discurso do papa Francisco na cerimônia de acolhida da Jornada Mundial da Juventude, Patrícia Poeta chama os destaques do Jornal Nacional direto de Copacabana. A cerimônia reuniu 1,5mi de fiéis e também levou para praia boa parte dos âncoras da Globo News, Evaristo Costa, Christiane Pelajo e Carlos Nascimento, respectivamente, para Jornal Hoje, Jornal da Globo e SBT Brasil/Jornal do SBT.

26 de julho
A Via Sacra, que contou com a presença de atores globais como Eriberto Leão e Murilo Rosa, é o destaque do dia. O evento acabou instantes antes do começo do Jornal Nacional, que voltou a ser ancorado por uma bela Patrícia Poeta direto de Copacabana, assim como todos os outros jornalísticos já citados na quinta.

27 de julho
Dessa vez, o sábado fez com que apenas Jornal Hoje e Jornal Nacional colocassem seus apresentadores em Copacabana, ambos encerrando suas respectivas coberturas da JMJ, assim como o JG havia feito na noite anterior. O JN exibiu ao vivo trechos do discurso do papa Francisco na abertura da vigília de encerramento da JMJ e também mostrou outras partes pré-gravadas com a tradução "simultânea" de William Bonner, que elogiou o trabalho do equipe ao final da edição, que voltou a ser mais longa do que habitualmente. O modelo de escalada, com uma fala inicial de Bonner sem trilha sucedida pela narração de Poeta dos fatos papais do dia, aí sim com a trilha ao fundo, também foi repetido.

31 de agosto
O anúncio do presidente Barack Obama sobre a intenção de uma intervenção militar na Síria após o uso de armas químicas pelo ditador Bashar al-Assad repercute pelo mundo, apesar do líder estadunidense ter anunciado também que aguardava o aval do Congresso dos Estados Unidos, que retornaria do recesso somente 10 dias depois do discurso.

7 de setembro
Ana Paula Araújo e Heraldo Pereira comandaram uma edição basicamente voltada para repercussão dos protestos que atrapalharam os desfiles da Independência em muitas cidades, assim como também causaram tensão nos arredores do Estádio Nacional de Brasília durante o amistoso da Seleção contra a Austrália, que acabou com vitória canarinha por 6x0.

2 de dezembro


Todo o jornalismo da Globo passa a ser transmitido em alta definição, incluindo a programação local de boa parte das afiliadas. O dia especial foi citado ao final da escalada e também rendeu matérias comemorativas em boas partes dos telejornais regionais que adotaram a nova tecnologia a partir dessa segunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)