Plantões* da Globo e da Record em 2015

1/1



Globo e Record: Presidente Dilma Rousseff é empossada para seu segundo mandato. A cobertura comandada de Brasília mostrou as cerimônias no Congresso Nacional e o discurso no Parlatório e foi acompanhada ao vivo por todas as 5 grandes emissoras comerciais do país, além dos essencialmente jornalísticos e institucionais.

Pela manhã, Globo e Band transmitiram trechos ao vivo das posses dos governadores nos principais estados da federação.

5/1
Globo: Christiane Pelajo mostra em boletim do Jornal da Globo as imagens da colisão entre dois trens da Supervia na Baixada Fluminense. Mais de 100 pessoas ficaram feridas no acidente ferroviário.

7/1
Globo: Atentado contra a redação da revista Charlie Hebdo mata 12 pessoas em Paris, entre jornalistas e policiais atingidos durante a fuga dos atiradores. A publicação satírica ganhou notoriedade mundial após se envolver em polêmicas religiosas.

A cobertura, que mostrou os desdobramentos do ataque, foi feita por toda a manhã em boletins ancorados por Evaristo Costa, a partir dos breaks do Mais Você e depois ao vivo dentro do Mais Você e do Encontro, no qual houve a participação também da correspondente Cecília Malan, direto de Londres.

A Record narrou os primeiros momentos dentro do Fala Brasil, enquanto SBT e Band abriram Plantões em seus breaks. Os canais de notícias ficaram mais de 5 horas direto com a repercussão do maior ato terrorista na França desde 1961.



Durante a noite, entre a caçada aos terroristas e homenagens espalhadas pelo mundo, Christiane Pelajo surgiu em diversos boletins do JG, incluindo um após 4 da manhã

9/1
Globo e Record: Chega ao fim a caçada aos suspeitos de um dos maiores atentados da história da França. O cerco e a consequente captura dos terroristas mobilizou a imprensa em boletins por toda a manhã, culminando na transmissão ao vivo do desfecho dos eventos do dia, que incluíram ainda um sequestro em um supermercado judeu em Paris. 

11/1
Globo: França realiza gigantesca marcha a favor da liberdade de expressão e reúne chefes de estado ao lado de milhões de pessoas nas ruas de Paris. A transmissão foi feita em flashes durante o Esporte Espetacular, com narração da apresentadora Cristiane Dias.

11/2
Globo: Boletins do Jornal Nacional ancorados por Renata Vasconcellos informam sobre a explosão de uma plataforma da Petrobras no Espírito Santo. O acidente deixou 5 mortos. 

25/2
Globo: Chuvarada torna a volta para casa do paulistano caótica. 1 pessoa morreu vitimada por um raio. O boletim do JN teve o comando de William Bonner. 

12/3
Globo: O italiano Cesare Battisti é preso em São Paulo e tem a sua extradição recomendada para de imediato. A notícia foi dada em boletim do Jornal Nacional por Renata Vasconcellos. O terrorista seria libertado horas depois.

13/3
Globo: Centrais sindicais e movimentos populares realizam manifestações a favor de direitos trabalhistas e em defesa da presidente Dilma Rousseff. Foram várias entradas ao longo da tarde com Renata Vasconcellos movimentando links nos principais locais de protesto. Pela manhã, Evaristo Costa já havia realizado entradas nos programas da emissora. 

15/3



Globo e Record: Centenas de milhares tomam as ruas das maiores capitais brasileiras em protestos contra a presidente Dilma

2/4
Globo: Morre em acidente de helicóptero em São Paulo o filho do governador Geraldo Alckmin. Foi o primeiro Plantão de 2015 com a vinheta clássica. Ancorado por William Waack, interrompeu a novela Babilônia.

Diversas entradas comandadas igualmente pelo apresentador do Jornal da Globo foram feitas nos intervalos seguintes da programação. A Band também fez Plantão durante a exibição do Show da Fé. 

7/4

Globo: Boletins do Jornal Nacional com Renata Vasconcellos mostram uma marcha organizada pelas centrais sindicais em Brasília contra o projeto de lei 4330, que abre brechas para a terceirização de todas as atividades. Houve confronto com PMs e manifestantes ficaram feridos. 

12/4
Globo e Record: Desde cedo, o Esporte Espetacular exibiu trechos de novos atos contra o governo Dilma. Realizados na maior parte das capitais brasileiras, eles reuniram uma plateia menor que no dia 15 de março, porém igualmente transcorreram de forma tranquila. 

As intervenções de Glenda Kozlowski e Ivan Moré com repórteres em Brasília, Belo Horizonte, Belém, Goiânia, São Luis e Rio de Janeiro chegaram a fazer com que o canal perdesse alguns pontos da final da Superliga Masculina de Vôlei. 

Mais tarde, a tela novamente chegou a ser dividida entre a parada técnica e a maior mobilização na Avenida Paulista durante a transmissão do Campeonato Carioca. 

A Record exibiu os atos em intervenções de Reinaldo Gottino durante o Domingo Show e boletins nos intervalos da Hora do Faro, enquanto as entradas do SBT tiveram ancoragem de Marcelo Torres. 

22/4
Globo: A Petrobras divulga o balanço auditado sobre as suas atividades em 2014, que inclui um rombo milionário por causa da corrupção e da má gestão na estatal. A repórter Lilia Teles, ao vivo da sede da companhia, trouxe as informações ao ser chamada por Renata Vasconcellos, a apresentadora do boletim. 

26/5
Globo: É derrotada na Câmara dos Deputados a proposta do Campeonato Estadual do DF, o Distritão, um dos temas mais polêmicos de uma série de itens levados ao plenário durante a tentativa de reforma política. Christiane Pelajo comandou o boletim entre a novela Babilônia e a série Tapas e Beijos. 

24/6
Globo: Morre o cantor sertanejo Cristiano Araújo. Aos 29 anos, ele faleceu após um acidente automobilístico em Goiás. A notícia do óbito foi confirmada ainda no Bom Dia Brasil, mas somente ao longo do dia é que a cobertura foi sendo ampliada ao ponto de uma edição especial do Vídeo Show cancelar a exibição da Sessão da Tarde. 

A chegada dos corpos dele e da namorada, que estava junto no acidente, foi transmitida ao vivo em boletim do Jornal Nacional com Renata Vasconcellos, que entrou em praticamente todos os breaks atualizando as informações de Goiânia.

No dia seguinte, a transmissão do enterro fez com que o Encontro atrasasse em cerca de 15 minutos a entrega do horário para os telejornais locais. Record e Band também fizeram amplas coberturas, antecipando ou fazendo edições especiais de programas. 

3/8
Globo: Brasileiro Nicholas Santos conquista medalha de prata no Mundial de Esportes Aquáticos. A prova interrompeu o Praça TV com a narração de Luis Ernesto Lacombe. 

16/8
Globo e Record: Protestos contra o governo da presidente Dilma Rousseff voltam a encher as ruas das principais cidades brasileiras. Os atos, superiores aos de 12/4 e inferiores aos de 15/3, foram cobertos pela Globo com o mesmo esquema dos eventos anteriores.

Pela manhã e no início da tarde, Alex Escobar, do estúdio do Esporte Espetacular, chamou as entradas dos repórteres, papel que mais tarde coube ao pessoal do Fantástico, personificado por Poliana Abritta.

Nas transmissões do futebol no Rio e em São Paulo os narradores Luis Roberto e Cléber Machado por diversas vezes chamaram a divisão de tela enquanto as partidas transcorriam. Ao final dos jogos, com Cléber em rede por seu confronto ter terminado com minutos de atraso, ele chamou um link da Avenida Paulista com o resumo da tarde no local, ato repetido depois do Fausto Silva em seu Domingão.

A Record exibiu boletins durante o Domingo Show e nos breaks da Hora do Faro sob o comando de Reinaldo Gottino. O SBT fez o mesmo com Carlos Nascimento dentro do programa Eliana. Já Band e Rede TV chegaram a escalar programas especiais. O canal do Morumbi cortou o Terceiro Tempo para mostrar matérias sobre as manifestações em um Plantão comandado por Fábio Pannunzio. 

20/8
Globo: Em resposta aos movimentos do dia 16, entidades simpáticas ao Governo Federal saem às ruas em defesa da legitimidade do mandato da presidente da República. Renata Vasconcellos entrou em boletins ao longo de toda a tarde mostrando as principais concentrações populares, dando prosseguimento ao que já havia sido feito por Evaristo Costa, que comandou uma entrada entre os telejornais regionais e o Globo Esporte. 

7/9



Globo: Desfile cívico em comemoração ao aniversário da Independência do Brasil reúne milhares de pessoas na capital federal. Houve protestos isolados, mas fora da área cercada para a recepção das autoridades políticas e militares. A entrada foi apresentada diretamente pela repórter Gioconda Brasil e contou com uma vinheta especial sobre o "7 de setembro".

9/9
Globo: A agência Standard & Poor's rebaixa a nota do Brasil em sua classificação de crédito. A medida tira o grau de investimento do país, o que reduz a segurança dos investidores e agrava a crise financeira. O boletim foi ancorado por Renata Vasconcellos entre as edições noturnas do Praça TV e a novela I Love Paraisópolis.

16/10 
Globo: Foi a vez da agência Fitch rebaixar a nota de crédito do Brasil. Nela, porém, o país seguiu mantendo o grau de investimento, mesmo que por apenas um degrau. A informação foi dada por Evaristo Costa no intervalo comercial do Encontro e minutos depois reiterada por Mari Palma dentro do G1 em 1 Minuto.

23/10 
Globo: Henrique Pizzolato, ex-diretor do Banco do Brasil condenado no escândalo do Mensalão, chega ao país após ser extraditado pela Itália e é conduzido em Brasília ao presídio da Papuda. Evaristo Costa narrou a transferência durante intervalo do Mais Você, com o auxílio do repórter Marcelo Cosme, que já fazia links das proximidades do hangar da Polícia Federal desde o Bom Dia Brasil.

10/11
Globo: Avião de pequeno porte cai no interior de Goiás e mata 4 pessoas, incluindo dois executivos de alto escalão do banco Bradesco. O boletim foi ancorado por William Waack no intervalo de Mister Brau.

12/11
Globo: Dilúvio em Buenos Aires alaga gramado do estádio Monumental e obriga o adiamento do superclássico entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo para o dia seguinte. Galvão Bueno surgiu em boletins ao longo da novela A Regra do Jogo para informar sobre a confirmação da notícia pelas confederações e mostrar, com o auxílio dos repórteres Eric Faria e Mauro Naves, a mudança no roteiro das equipes, que realizaram treinamentos paralelos.


Veio do narrador também a confirmação sobre a atração que substituiria o espaço a ser ocupado pela transmissão do futebol na grade global. A escolhida foi o Cinema Especial, com o longa Busca Implacável 2.

13/11
Globo: Ataques terroristas em série atingem Paris. Os primeiros boletins foram ao ar durante os intervalos comerciais da novela Totalmente Demais, sob o comando de Renata Vasconcellos. Rápidos, informavam sucintamente o que os canais internacionais bancavam até o momento.

Durante a realização do amistoso entre Brasil e Argentina, o repórter Roberto Kovalick, da redação de Londres, fez diversas inserções para atualizar os números da tragédia. William Waack também fez outras entradas ao longo da madrugada após a exibição do Jornal da Globo, assim como Renata Capucci realizou chamada extra pouco antes da edição extraordinária do Hora 1.

14/11
Globo: Durante toda a tarde, Renata Vasconcellos entrou nos breaks da programação para noticiar sobre a reação da capital francesa após os ataques e chamar o público para a edição de horas depois do Jornal Nacional.

16/11
Globo: Boletim do Jornal Hoje informa que o Conselho de Ética da Câmara deu o aval para o prosseguimento do processo de cassação do deputado Eduardo Cunha. Também foram atualizadas por Sandra Annenberg as notícias sobre a caça aos suspeitos dos atentados em Paris.

18/11



Globo: Polícia francesa cerca casa onde estariam os supostos mentores dos ataques da sexta-feira 13. O imóvel localizado na periferia de Paris foi invadido por um imenso aparato de segurança. 2 terroristas foram mortos na operação, narrada por Ana Paula Araújo em interrupções durante o Bom Dia Praça. Para a Rede Fuso, os boletins foram exibidos ao vivo, mas interrompendo o Hora 1.

19/11
Globo: Exame das impressões digitais confirma que um dos mortos na operação militar do dia anterior era mesmo o principal idealizador da série de ataques em Paris. O boletim do JH foi apresentado por Sandra Annenberg no intervalo do Bem Estar.

25/11
Globo: O plenário do Senado decide manter preso o parlamentar Delcídio Amaral, detido na manhã do mesmo dia em operação da Polícia Federal. O Plantão, que cortou A Regra do Jogo na rede e Totalmente Demais nos estados com fuso -1, foi apresentado por William Bonner.

2/12
Globo: O deputado Eduardo Cunha acolhe o pedido de abertura do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Renata Vasconcellos apresentou o rápido Plantão.

5/12
Globo: Enterrado no Rio o corpo da atriz Marília Pêra. Carla Vilhena apresentou o boletim do Jornal Nacional, que contou com uma entrada ao vivo direto do local do sepultamento.

8/12
Globo: O Supremo Tribunal Federal suspende a instalação da comissão da Câmara dos Deputados que vai analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff até que sejam ditadas as regras do processo. William Waack informou sobre o fato em boletim do Jornal da Globo.

13/12
Globo e Record: Novos protestos de rua contra o governo Dilma, os primeiros desde a abertura do processo de impeachment, porém mais reduzidos em poder de mobilização popular. Glenda Kozlowski, além de chamar informações durante o Esporte Espetacular, apresentou boletins após o programa, posto depois assumido por Poliana Abritta. No canal paulista, as inserções ficaram por conta de Reinaldo Gottino.

15/12
Globo: Operação Catilinárias da Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão nas casas de diversos membros do PMDB, incluindo do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que garante não ter planos de renunciar ao mandato. Foram diversos boletins ao longo da manhã com a apresentação de Evaristo Costa.

16/12
Globo: Manifestações espalhadas pelo país em defesa do mandato da presidente Dilma Rousseff centram críticas na política econômica e no deputado Eduardo Cunha. A principal mobilização foi na avenida Paulista, porém atos pequenos em outras capitais também foram destacados ao longo das entradas de Renata Vasconcellos nos intervalos comerciais.

17/12



Globo: Adriano de Souza, o Mineirinho, é campeão mundial de surfe após se classificar para a final da etapa de Pipeline do circuito. Ele ainda venceria também a competição da lendária praia havaiana. A informação foi dada por Renata Vasconcellos em boletim do JN.

18/12
Globo: Joaquim Levy deixa o ministério de Fazenda e Nelson Barbosa, então ministro do Planejamento, assume a pasta. O Plantão teve a apresentação de Renata Vasconcellos.

21/12
Globo: Museu da Língua Portuguesa, na Estação da Luz, arde em chamas. O boletim nacional foi apresentado por Renata Vasconcellos no intervalo do Vale a Pena Ver de Novo. Já os paulistas assistiram a uma edição mais longa do Radar sob o comando de Carlos Tramontina.

*e boletins jornalísticos extra, mesmo que sem a vinheta 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)