Plantões* da Globo e da Record em 2018

6/1
Globo: Aos 91 anos, morre no Rio de Janeiro o escritor Carlos Heitor Cony, membro da Academia Brasileira de Letras. A intervenção de Dony de Nuccio ocorreu durante o É de Casa.

9/1
Globo: Justiça Federal nega tentativa de derrubar a liminar que decretava o impedimento da deputada Cristiane Brasil, condenada por irregularidades trabalhistas, assumir o comando do Ministério do Trabalho. Após a decisão, a cerimônia de posse foi suspensa. O boletim foi apresentado por Heraldo Pereira.

18/1
Globo: Carro desgovernado atravessa o calçadão e invade a faixa areia da praia de Copacabana, atropelando 15 pessoas, incluindo uma criança de oito meses, que morreu. O motorista alegou ter sofrido um ataque epiléptico. O primeiro boletim foi apresentado no intervalo da novela O Outro Lado do Paraíso diretamente pelo repórter Pedro Figueiredo, chamado por Carlos Tramontina nas diversas entradas seguintes, que acompanharam o resgate aos feridos e trouxeram a confirmação do falecimento da bebê Maria.

24/1
Globo e Record: É analisado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região o recurso do ex-presidente Lula contra a sua condenação pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. O início da reunião da oitava turma ocorreu durante o Bom Dia Brasil, que foi exibido em rede nacional no dia, assim como toda a grade matinal, em que Sandra Annenberg fez diversas entradas ao longo dos programas com as atualizações sobre o decorrer do julgamento. Durante a tarde, Renata Vasconcellos assumiu esse papel nos intervalos. Foi dela a apresentação dos Plantões de fato, exibidos quando a condenação também em segunda instância já era matematicamente irreversível e quando a votação foi concluída, com a unanimidade formada. Nessa segunda entrada com vinheta, mais longa, houve a participação ao vivo de Porto Alegre do repórter Marcelo Rocha.

A Record também exibiu Plantões nos dois instantes citados, ambos mais extensos, sendo apresentados por Adriana Araújo e com as entradas de Eduardo Ribeiro da sede do TRF4.

16/2
Globo: Presidente Michel Temer decide decretar intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro, suspendendo todas as emendas constitucionais em trâmite no congresso, como a reforma da Previdência. O boletim com a repórter Natália Castro foi exibido em rede no intervalo das transmissões dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, que ocuparam as madrugadas do canal em boa parte do mês, incluindo ainda flashes das cerimônias de abertura e encerramento nas grades matinais dos dias 9 e 25.

Após a medida, o governo estadual afasta Roberto Sá, o secretário da área. O boletim apresentado por Sandra Annenberg no intervalo do Mais Você contou com a entrada da repórter Raquel Honorato. O Jornal Hoje ainda transmitiu ao vivo o discurso de Temer sobre a decisão.

27/2
Globo: Fernando Segovia deixa o comando da Polícia Federal por decisão de Raul Jungmann, ministro da Segurança Pública, pasta criada após a intervenção federal no Rio. O desgaste ocorreu após o agora ex-diretor-geral da PF dar uma entrevista indicando o arquivamento do inquérito que investigou o presidente Michel Temer, sugerindo ainda uma possível punição ao delegado responsável pelo caso. Para o seu lugar, foi nomeado Rogério Galloro. Renata Vasconcellos apresentou o boletim no intervalo de Malhação.

4/3
Globo: Morre aos 95 anos a atriz Tônia Carrero. Ela teve uma parada cardíaca durante uma cirurgia realizada em um hospital do Rio de Janeiro. O Plantão foi apresentado por Marcelo Cosme, em pool com a Globo News, interrompendo o Supercine.

6/3
Globo: Quinta turma do Superior Tribunal de Justiça tem maioria formada pela rejeição da concessão de habeas corpus preventivo ao ex-presidente Lula, que tentava evitar a prisão logo após o julgamento dos seus recursos no TRF 4. O Plantão apresentado por Renata Vasconcellos interrompeu a Sessão da Tarde. Depois, entre o Vale a Pena Ver de Novo e  a Liga dos Campeões da Europa, ela comandou um flash com a consolidação do resultado da sessão, que teve decisão unânime. Júlio Mosquéra participou ao vivo de Brasília, como já havia feito em boletins anteriores apresentados por Sandra Annenberg sobre o andamento do julgamento.

13/3
Globo: Bebeto de Freitas, ex-jogador e técnico do vôlei masculino do Brasil, morre aos 68 anos. Ele foi o comandante da geração de prata da modalidade nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, que iniciou a série de êxitos do esporte no país. A morte ocorreu de forma repentina, durante uma tarde de trabalho como diretor administrativo do Atlético-MG. A apresentação do boletim foi de Renata Vasconcellos.

16/3
Globo: Munição utilizada no assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes é oriunda de um lote comprado pela Polícia Federal de Brasília. A informação, divulgada primeiramente no RJ 1, também já havia sido repercutida em rede no Jornal Hoje, mas um boletim do Jornal Nacional apresentado por Renata Vasconcellos informou uma novidade sobre a relação de balas do mesmo lote com a maior chacina já realizada no estado de São Paulo, em que morreram 17 pessoas. 3 PMs e 1 guarda civil foram condenados por esse crime.

Mais tarde, uma nova entrada de Renata trouxe em primeira mão as imagens da câmera de segurança que mostram o momento em que Marielle, Anderson e a assessora que sobreviveu ao ataque entram no carro e são seguidos logo depois por um carro que estava estacionado desligado imediatamente atrás.

Entre a novela O Outro Lado do Paraíso e o BBB 18, Renata Lo Prete apresentou uma chamada extra do Jornal da Globo falando sobre um tiroteio no complexo do Alemão, em que 3 pessoas morreram, incluindo um bebê de 1 ano, trazendo também os destaques sobre as investigações do caso Marielle.

Na quarta-feira (14), já havia ido ao ar uma chamada extra do JG no intervalo do futebol, trazendo justamente a informação sobre os assassinatos ocorridos no Centro do Rio de Janeiro, entre outros fatos que iriam ao ar na edição. No dia seguinte, houveram também chamadas adicionais do Jornal Nacional resumindo a repercussão do caso e as homenagens, mas apenas o Rio de Janeiro, em boletins apresentados por Ana Luiza Guimarães ao longo da tarde, acompanhou ao vivo os momentos mais destacados, como a chegada e a saída dos corpos do prédio da Câmara Municipal do Rio. A edição do JN, com boa parte de sua duração destinada para a cobertura do crime, foi encerrada em silêncio.

21/3
Globo: Apagão atinge 14 estados do Brasil em diferentes graus de intensidade. As regiões Norte e Nordeste foram as principais afetadas pelo blecaute, que ocorreu pouco antes das 4 da tarde e perdurou por horas, com o restabelecimento da energia sendo gradual. Os sistemas de telefonia e internet também foram afetados. Com poucas informações precisas por parte do Ministério de Minas e Energia e do Operador Nacional do Sistema sobre as causas do problema, os diversos boletins do Jornal Nacional apresentados por Renata Vasconcellos focaram nos efeitos causados pela pane nas grandes capitais. Entre as participações, as de Wanessa Andrade do Recife e de Michelle Rincon de Natal, essa via telefone.

22/3
Globo: Supremo Tribunal Federal julga habeas corpus preventivo ao ex-presidente Lula. A defesa buscou o recurso dias antes do julgamento dos embargos do presidente na segunda instância. Foram diversos boletins apresentados por Renata Vasconcellos ao longo de toda a tarde, primeiramente com uma votação preliminar sobre a pertinência da análise do plenário. Esse pedido pela apreciação do HC foi aceito. Porém com a alegação de alguns ministros sobre o avançar do horário, não ocorreu a votação seguinte, sendo concedido um salvo-conduto ao petista até o dia 4 de abril, quando o plenário do STF voltaria a se reunir, somente depois da Semana Santa.

No Nordeste, que assistia uma programação diferenciada com a grade antecipada para a inclusão de resumos dos capítulos das novelas no dia anterior, já que o apagão zerou a audiência, o derradeiro boletim sobre a suspensão da sessão interrompeu a segunda edição dos telejornais locais.

27/3
Globo: Ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo após a morte de Teori Zavascki em um acidente aéreo, diz em entrevista ao jornalista da Globo News Roberto d'Ávila que ele e sua família estão sofrendo ameaças. O boletim apresentado por Renata Vasconcellos foi ao ar logo depois do término da transmissão do amistoso entre Brasil e Alemanha, vencido por 1 a 0 pela Seleção no Estádio Olímpico de Berlim.

29/3
Globo: Dono da Rodrimar, empresa que opera no porto de Santos e foi supostamente beneficiada pelo presidente Michel Temer em troca do pagamento de propinas, chega na sede paulistana da Polícia Federal após ser preso em operação que deteve também vários amigos pessoais do emedebista. O boletim foi apresentado por Dony de Nuccio. As primeiras informações sobre os mandados temporários solicitados pela procuradora-geral da República Raquel Dodge e autorizados pelo ministro do STF Luis Roberto Barroso foram dadas pela repórter Andreia Sadi durante o Bom Dia Brasil, por isso não ocorreram outras intervenções ao longo da grade anteriormente.

31/3
Globo: Prisões da operação Skala, que atingiu o entorno do presidente Michel Temer, são revogadas após os detidos prestarem depoimentos. Tadeu Schmidt apresentou diversos boletins nos intervalos ao longo da noite, desde a novela O Outro Lado do Paraíso até o Altas Horas, todos com as participações de Nilson Klava e César Menezes, falando respectivamente de Brasília e São Paulo.

4/4
Globo e Record: Supremo Tribunal Federal vota sobre a concessão ou não de habeas corpus ao ex-presidente Lula. A sessão começou às 14h. A partir do Vídeo Show, cada novo voto consolidado por parte dos onze ministros foi motivo de boletins, inicialmente apresentados por Renata Vasconcellos e com a reportagem de Marcos Losekann. Durante a exibição da Liga dos Campeões da Europa, coube ao narrador Luis Roberto informar sobre as atualizações, assim como ocorreu em todas as transmissões locais do futebol na noite. No intervalo das partidas, Renata Lo Prete, com Júlio Mosquéra de Brasília, noticiou o encaminhamento para o fim da votação, que acabaria ocorrendo ao vivo dentro do Jornal da Globo, com a exibição inclusive da promulgação do resultado de 6 a 5 contrário ao petista pela presidente Cármen Lúcia.

Na Record, ao longo de todo o dia, incluindo em variados momentos interrompendo a programação local, Adriana Araújo apresentou os Plantões. O derradeiro ocorreu durante o Programa do Porchat.

5/4
Globo: Após a decisão do STF e a autorização do TRF 4, juiz Sérgio Moro ordena a prisão do ex-presidente Lula, com a ressalva de que não se faça o uso de algemas. O magistrado concedeu um prazo até 17h do dia seguinte para que o petista se entregasse voluntariamente. O breve Plantão apresentado por Renata Vasconcellos interrompeu Malhação. Depois, ao longo dos intervalos comerciais, foram diversas as atualizações sobre a emissão do mandado. Também foi acompanhado o percurso de Lula do seu instituto até o Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo.

6/4
Globo: Sandra Annenberg fez vários boletins durante a manhã para informar sobre a indefinição que cercava o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC sobre a possibilidade do ex-presidente Lula se entregar ou não até 17h, prazo estabelecido pelo juiz Sérgio Moro. Havia a expectativa também sobre a análise de um pedido de habeas corpus no STJ, que foi negado durante a tarde pelo ministro Felix Fischer, motivando uma nova entrada, já com Renata Vasconcellos.

Exatamente quando esse teto estipulado findou, um Plantão sob o comando de Renata foi ao ar com a confirmação de que Lula seguia no prédio, então rodeado por militantes. Um giro de links foi feito por São Bernardo do Campo, São Paulo, Curitiba e Brasília. A defesa do ex-presidente seguiu negociando com as forças policiais e recorrendo aos tribunais superiores, enquanto ele acenava para os militantes. Todos esses passos foram narrados em boletins do Jornal Nacional exibidos em praticamente todos os intervalos.

Mais tarde, Renata Lo Prete apresentou flash informando que a presidente do Supremo havia decidido manter a relatoria do caso com o ministro Edson Fachin.

7/4
Globo e Record: Ex-presidente Lula se entrega em São Bernardo do Campo e é enviado para a carceragem da Polícia Federal em Curitiba. Foi o dia com o maior número de Plantões desde primeiro de maio de 1994, quando morreu o piloto Ayrton Senna.

13/4
Globo: Estados Unidos, Reino Unido e França anunciam uma ação conjunta atacando a Síria em resposta aos ataques químicos realizados pela ditadura do país no fim de semana anterior. Foram selecionados alvos que serviriam de suporte para a produção do material. O Plantão apresentado por Renata Lo Prete interrompeu a novela O Outro Lado do Paraíso. A Band também exibiu diversas entradas em sua programação, enquanto a Record estava com seu principal telejornal no ar.

Nos intervalos do Big Brother Brasil e do Globo Repórter, novos boletins mais longos foram ao ar, exibindo trechos do discurso de Donald Trump, da coletiva do secretário de Defesa no Pentágono e contextualizando a localização dos alvos, que se situam nos arredores de Damasco. Essas intervenções contaram com a participação da repórter Carolina Cimenti.

14/4
Globo: Ao longo de toda a manhã, Zileide Silva fez diversas entradas durante o É de Casa com a repercussão dos ataques dos Estados Unidos e de aliados ao território sírio, como a convocação de uma reunião emergencial pelo conselho de segurança das Nações Unidas e a divulgação de imagens da ofensiva.

17/4
Globo: Primeira turma do Supremo torna réu na Lava Jato o senador mineiro Aécio Neves. As denúncias acolhidas foram as dos crimes de corrupção passiva e obstrução de justiça. O boletim foi apresentado por Renata Vasconcellos no intervalo da Sessão da Tarde.

24/4
Globo: Tribunal de Justiça de Minas Gerais decide manter a condenação do ex-governador Eduardo Azeredo pelos crimes de peculato e lavagem de dinheiro no escândalo do mensalão tucano. Apresentado por Renata Vasconcellos, o boletim contou com a entrada da repórter Liliana Junger.

1/5
Globo: Grande incêndio atinge dois prédios no Largo do Paissandu, na região central de São Paulo. Um dos edifícios desabou. A primeira entrada foi durante um break forçado no Corujão. De uma redação escurecida e ainda com o cenário do Jornal da Globo, Monalisa Perrone entrou no ar às 3h36 com as informações iniciais, ainda sem nenhuma imagem do ocorrido.

Minutos depois, ainda do mesmo espaço e a partir de então já com link estabelecido o local, foi exibido um novo boletim, prolongado até que se tornasse de fato a edição do dia do Hora 1, assim cancelando as séries estadunidenses. Nessa altura, a Globo News já tinha também feito seu Plantão, enquanto o SBT seguia com sua cobertura iniciada com bastante antecedência em relação aos canais globais.

Após o Bom Dia Brasil, foram várias as entradas apresentadas por Zileide Silva dentro do Mais Você sobre as buscas realizadas pelo Corpo de Bombeiros nos escombros, o trabalho de ajuda aos desabrigados e a visita do presidente Michel Temer ao local. O Bem Estar, assim como o H1, foi integralmente dedicado ao assunto. Em São Paulo, o Encontro foi substituído por uma edição especial do SP 1, que cancelou ainda a edição paulista do Globo Esporte, excepcionalmente inserida dentro do noticiário local.

Entre o Vídeo Show e a semifinal da Liga dos Campeões da Europa, o boletim foi apresentado por Rodrigo Bocardi, com a participação do repórter Philipe Guedes, que integrava a cobertura desde a madrugada. Já no intervalo da partida entre Real Madrid e Bayern de Munique, a ancoragem foi de José Roberto Burnier, que informou ainda, além das atualizações sobre o trabalho de rescaldo nos escombros, sobre uma ocorrência policial envolvendo reféns nos arredores do Parque do Ibirapuera. Ainda houve mais um flash do JN com Bocardi imediatamente após o jogo.

2/5
Globo: No intervalo da semifinal da Liga dos Campeões da Europa entre Roma e Liverpool, Rodrigo Bocardi trouxe a atualização sobre o aumento no número de desaparecidos após o desabamento do prédio em São Paulo. O repórter José Roberto Burnier participou ao vivo do Largo do Paissandu.

12/5
Globo: Após decisão do ministro do STF Gilmar Mendes, Paulo Vieira de Souza deixa o presídio de Tremembé, no interior de São Paulo. Réu pela acusação de desvio de recursos, ele dirigiu a estatal paulista de rodovias durante governos tucanos. O boletim apresentado por Renata Lo Prete foi ao ar no intervalo do capítulo final da novela O Outro Lado do Paraíso.

18/5
Globo: Dony de Nuccio apresentou duas entradas adicionais. A primeira, entre os telejornais locais e o Globo Esporte, foi sobre o ataque de um atirador numa escola do Texas, que deixou 10 mortos. Depois, dentro do Vídeo Show, o apresentador do Jornal Hoje informou sobre a queda de um avião em Havana, capital de Cuba. O acidente deixou 110 vítimas fatais.

19/5
Globo: Casamento real do príncipe Harry e da atriz Meghan Markle em Windsor, nos arredores de Londres, atrai centenas de milhares de pessoas nos arredores da Capela de São Jorge e milhões pela transmissão de TV. A Globo exibiu desde a chegada dos convidados em um programa especial levado ao ar a partir das 7h. Pontualmente às 8h, com a chegada da noiva, foi iniciada a cerimônia, transmitida também pela Record dentro do Fala Brasil. A cobertura ancorada por Ana Paula Araújo foi feita em conjunto com a Globo News, contando com os comentários de Artur Xexéo e Maria Prata, além da presença de cinco repórteres ao vivo do Reino Unido. GNT e Band News também mostraram na íntegra o enlace.

22/5
Globo: Ex-governador Eduardo Azeredo tem o último recurso negado no Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Com isso, a ordem de prisão do tucano foi expedida. O boletim foi apresentado por Dony de Nuccio no intervalo do Vídeo Show.

23/5
Globo: Após ser considerado foragido pela Polícia Civil, Eduardo Azeredo se entrega em uma delegacia de Belo Horizonte. Sandra Annenberg noticiou o assunto dentro do Vídeo Show.

24/5
Globo: Governo Federal anuncia acordo com organizações que representam os caminhoneiros para o fim de uma paralisação iniciada quatro dias antes pela categoria e que já causava desabastecimento de combustíveis e alimentos em grande parte do Brasil. A notícia foi dada em uma coletiva ainda durante o Jornal Nacional, mas Carlos Tramontina apresentou boletins ao longo dos intervalos da novela Segundo Sol para que Zileide Silva trouxesse entrevistas ao vivo com o ministro-chefe da Casa Civil Eliseu Padilha e com a liderança dos grevistas. Mais cedo, o movimento já havia ganhado destaque em uma intervenção de Dony de Nuccio durante o Vídeo Show.

25/5
Globo: Manifestantes não recuam mesmo após o anúncio na noite anterior de medidas como a suspensão de impostos e o desconto de 10% durante quinze dias no preço do diesel, uma das principais reivindicações dos caminhoneiros. Diante da continuação dos protestos, diversas praças acompanharam especiais locais desde o horário do Bem Estar, com quase a totalidade dos estados cortando o Encontro para iniciar mais cedo a primeira edição do Praça TV.

Durante o Globo Esporte, uma interrupção foi feita para a exibição ao vivo do discurso do presidente Michel Temer, que evocou as Forças Armadas para desobstruir as estradas. Logo após a fala, o GE não foi retomado e Dony de Nuccio e Sandra Annenberg apresentaram uma edição mais longa do Jornal Hoje, sucedida na maioria das unidades da federação por uma edição extra dos telejornais regionais, assim cancelando o Vídeo Show para todo o país e até mesmo a Sessão da Tarde em praças como a Bahia e o Paraná. Para a rede, Renata Vasconcellos seguiu depois apresentando diversos boletins relatando as negociações pelo fim do movimento e os problemas nas cidades brasileiras, que já sofriam também com redução na frota do transporte coletivo.

26/5
Globo e Record: Sexto dia da greve dos caminhoneiros segue sem acordo entre os manifestantes e as autoridades. Dony de Nuccio fez suas primeiras intervenções durante o É de Casa, que acabou sendo derrubado e dando lugar para uma cobertura especial, continuada até 11h45, quando se iniciou a primeira edição do Praça TV.

Durante a tarde, para o esticamento da transmissão habitual do JH, também foi cancelado o programa As Matrioskas. Dony ainda retornaria com um novo giro de links entre o Caldeirão do Huck e a transmissão da final da Liga dos Campeões da Europa.

A partir do intervalo da partida entre Real Madrid e Liverpool, Rodrigo Bocardi assumiu o comando. Entre o fim do jogo e a premiação da competição, ele narrou o uso da Tropa de Choque da Polícia Militar de São Paulo para desobstruir o Rodoanel. Após a transmissão ser encerrada, ainda houve espaço para um novo flash que foi parcialmente regionalizado em diversas localidades.

Na Record, a cobertura especial do Fala Brasil fez diversas entradas no Esporte Fantástico. A partir das 15h foi exibido um Plantão em rede sob o comando de Reinaldo Gottino. Na faixa do Cidade Alerta, apresentado por Luiz Bacci, Adriana Araújo juntou-se à cobertura. A Band também exibiu vários Plantões, incluindo um sobre uma nova rodada de negociações ao fim da noite, no intervalo da transmissão do Miss Brasil.

27/5
Globo e Record: Caminhoneiros continuam com a paralisação pelo sétimo dia. O Esporte Espetacular realizou vários giros pelo país, cedendo espaço também para algumas praças exibirem uma edição especial dos telejornais locais, enquanto Fernanda Gentil continuou com a cobertura nacionalmente nesse período.

Para toda a rede, Tadeu Schmidt apresentou diversos boletins ao longo dos intervalos do Tamanho Família e um mais longo imediatamente depois do programa, assim cancelando a exibição da Temperatura Máxima. Essa entrada contou também com a participação do narrador Luis Roberto trazendo informações sobre o deslocamento da Seleção Brasileira rumo ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, de onde partiria a caminho da Europa para a fase final de preparação antes da Copa do Mundo.

A decolagem do voo dos comandados de Tite foi transmitida em tela dividida durante os jogos do Campeonato Brasileiro, sendo que no intervalo das partidas houve um novo boletim sobre a situação das estradas e das cidades, a partir de então com Poliana Abritta, que retornou ainda na transição para o Domingão do Faustão e nos comerciais da atração.

Na Record, Reinaldo Gottino e Adriana Araújo comandaram um Plantão especial durante boa parte da manhã, além de novas entradas ao longo da tarde. Adriana assumiu a apresentação noturna sozinha, tomando boa parte do Domingo Espetacular com as informações ao vivo sobre o movimento.

28/5
Globo e Record: Mesmo sem ninguém aguentar mais, a paralisação dos caminhoneiros prossegue, assim como os problemas de desabastecimento pelo país. Em mais um dia de cobertura especial, a Globo esticou o Bom Dia Brasil, que foi sucedido imediatamente por uma edição extra do Jornal Hoje, apresentada por Dony de Nuccio até às 11h, quando a cobertura foi regionalizada. Já a segunda edição do JH, iniciada na faixa habitual, acabaria por cancelar o Vídeo Show.

Na sequência, a Sessão da Tarde chegou a ser iniciada com a exibição do filme Se Eu Fosse Você 2, mas acabou cortada ao meio por um boletim do Jornal Nacional ancorado por Renata Vasconcellos. Outro flash, que foi ao ar logo após a reprise de Celebridade no Vale a Pena Ver de Novo, acabou por cancelar o capítulo de Malhação. Em ambos houve a opção de algumas praças conduzirem a transmissão localmente.

A Record levou ao ar um Plantão apresentado por Bruno Peruka abrindo a sua programação às 5 da manhã e antecipou em uma hora o Cidade Alerta.

29/5
Globo: A greve dos caminhoneiros finalmente começa a cessar, apesar da resistência de alguns bloqueios nas estradas. A cobertura televisiva também foi diminuída de maneira leve, mas seguiu o padrão de horários similar ao dia anterior, assim como os apresentadores. Entre as diferenças, a Sessão da Tarde e Malhação foram integralmente ao ar, mas com diversas longas entradas nacionais e locais em seus intervalos. Numa delas, além das informações sobre a paralisação, Renata Vasconcellos informou sobre a primeira condenação da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, a do deputado Nelson Meurer. Na Record, a Igreja Universal retomou a plenitude de ocupação das madrugadas.

30/5
Globo: Aos poucos, cidades brasileiras retomam a normalidade, com a circulação do transporte coletivo e o abastecimento de postos de combustíveis e supermercados sendo os destaques na cobertura, que continuou causando alterações na grade de programação.

Os telejornais locais entraram no ar quinze minutos mais cedo em todo o país, tirando tempo do Encontro com Fátima Bernardes, que assim como o Mais Você voltou a ser exibido. Já o Bem Estar continuou substituído por um flash apresentado por Dony de Nuccio, que teve o seu Jornal Hoje sucedido pelo Vale a Pena Ver de Novo, assim cancelando o Vídeo Show e a Sessão da Tarde. Renata Vasconcellos novamente apresentou diversos boletins, com novamente muitos deles sendo trocados em diversos estados pela cobertura regional.

31/5
Globo: Com os postos de combustíveis voltando a ter bombas cheias, os breves boletins do Jornal Nacional apresentados por Giuliana Morrone destacaram as filas formadas pela demanda reprimida dos dias anteriores. Todos os programas previstos na grade foram iniciados e terminados, mas o Praça TV 1 ainda entrou no ar quinze minutos antes do habitual.

1/6
Globo: Pedro Parente pede demissão da presidência da Petrobras após se sentir pressionado para alterar a política dos preços de todos os combustíveis em decorrência da paralisação dos caminhoneiros. A entrada de Dony de Nuccio ocorreu durante o Encontro.

11/6
Globo: Após décadas de relações rompidas entre Coreia do Norte e Estados Unidos, Kim Jong-un e Donald Trump fazem encontro histórico em Singapura. O boletim foi apresentado por Renata Lo Prete no intervalo da novela Segundo Sol.

16/6
Globo: Taxista bêbado avança carro contra torcedores e deixa feridos em Moscou, nas proximidades da Praça Vermelha. Sandra Annenberg informou sobre o acidente em uma intervenção extra realizada da capital russa após a partida entre Peru e Dinamarca pela Copa do Mundo. A mesma entrada informou ainda sobre a confirmação da morte da menina Vitória, que estava desaparecida há uma semana em Araçariguama, no interior de São Paulo. O corpo dela foi encontrado em uma estrada de terra.

8/7
Globo: O mundo volta os seus olhares para uma caverna na Tailândia em que 12 jogadores e 1 técnico de um time de futebol amador da região, o Javalis Selvagens, estavam presos há quinze dias após uma inundação fechar as entradas do local. O grupo chegou a ficar boa parte desse período completamente desaparecido. O início da operação de resgate, que no primeiro dia retirou 4 dos garotos, foi acompanhado em diversos flashes ao longo da primeira parte do Esporte Espetacular e do Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1, que teve a tela dividida em várias ocasiões entre a corrida e as participações do enviado especial Rodrigo Alvarez.

Na segunda parte do EE, exibida após o GP, uma nova notícia foi repetida em diversos momentos por Fernanda Gentil: o desembargador Rogério Favreto, plantonista do fim de semana no TRF 4, aceitou um pedido de habeas corpus feito por deputados do PT e concedeu liberdade ao ex-presidente Lula. Um Plantão apresentado por Poliana Abritta interrompeu a programação, que num domingo sem Copa do Mundo transmitia um especial da Escolinha do Professor Raimundo na rede e o Festival de Quadrilhas Juninas no Nordeste, quando o alvará de soltura chegou na sede da Polícia Federal em Curitiba. A mesma interrupção, contudo, observou a contestação do juiz Sérgio Moro sobre a decisão, que assim criou um impasse jurídico. A Band chegou a se unir com seu canal de notícias durante a cobertura.

Instado por Moro, Gebran Neto, relator do caso referente ao ex-presidente, cancelou a decisão tomada por Favreto, assim mantendo a prisão de Lula. Um novo Plantão foi ao ar, esse contando também com a participação de Curitiba do repórter Marcelo Rocha. O desembargador plantonista, porém, reafirmou a sua ordem para a soltura do ex-presidente, rendendo o terceiro Plantão, agora durante a Temperatura Máxima. Diversos outros boletins, sempre apresentados por Poliana, foram ao ar ao longo dos intervalos da tarde.

A derradeira decisão veio durante o Domingão do Faustão, que foi interrompido para noticiar que o presidente do TRF 4, o desembargador Thompson Flores, determinou que os pedidos de HC fossem apreciados apenas pelo relator Gebran Neto, assim cancelando em definitivo as decisões de Favreto sobre a soltura de Lula. Essa intervenção contou com a entrada ao vivo de Porto Alegre da repórter Guacira Merlin.

9/7
Globo: Chico Pinheiro interrompe os telejornais locais da manhã para noticiar o resgate de mais um dos garotos presos na caverna tailandesa, o quinto no total e o primeiro e a sair no segundo dia da operação. Além do Bom Dia Brasil, a cobertura prosseguiu ainda com durante o Mais Você.

10/7
Globo: Começa na Tailândia o terceiro dia de resgate do time de futebol preso numa caverna. Um Plantão apresentado por Diego Sarza em rede com a Globo News interrompeu o Conversa com Bial para informar sobre o reinício das operações e a decisão de retirar no mesmo dia os cinco integrantes que ainda restavam no local.

Durante o Bom Dia Praça, Chico Pinheiro fez três novas intervenções sobre o resgate de novos membros dos Javalis Selvagens, destacando que os 8 garotos resgatados nos dias anteriores já se recuperavam no hospital e as dificuldades dessa fase da missão. Toda a programação matinal acompanhou o tema, incluindo duas participações de Dony de Nuccio no Mais Você e a dedicação de toda a edição do Bem Estar ao assunto. O programa exibiu ao vivo, durante link do enviado Rodrigo Carvalho, a chegada das últimas ambulâncias com os resgatados ao hospital.

29/7
Globo: Avião de pequeno porte cai no Campo de Marte, em São Paulo. O piloto morreu, mas outros seis ocupantes foram resgatados com vida. A entrada direta do local do acidente com a repórter Bruna Vieira foi durante o Domingão do Faustão, que exibia o quadro Ding Dong.

17/8
Globo: Morre Aretha Franklin, uma das maiores cantoras de todos os tempos. Aos 76 anos, a rainha do soul sofria com um câncer no pâncreas, que vinha se agravando há dias. Dony de Nuccio informou sobre o falecimento dentro do Encontro.

22/8
Globo: Mesa Diretora da Câmara dos Deputados cassa o mandato de Paulo Maluf, cumprindo decisão da primeira turma do Supremo Tribunal Federal após a condenação do parlamentar por lavagem de dinheiro. A entrada de Sandra Annenberg, com a participação da repórter Flávia Alvarenga, ocorreu durante o Encontro.

31/8
Globo: Plenário do Tribunal Superior Eleitoral tem maioria formada a favor da rejeição do registro da candidatura de Lula à Presidência da República. Os ministros também decidiram a impossibilidade do ex-presidente participar da campanha, inclusive no rádio e na televisão, dando ao PT um prazo de 10 dias para a substituição da cabeça de chapa por outro nome. O Plantão foi apresentado por Renata Lo Prete, que ainda retornaria para um boletim, ambos em intervalos do Globo Repórter.

2/9
Globo: Grande incêndio consome o Museu Nacional, no Rio de Janeiro, a mais antiga instituição científica do país e até então dona de um dos mais importantes acervos da América Latina. A primeira entrada foi com repórter Lilia Teles diretamente durante o Domingão do Faustão, contando também com imagens aéreas das chamas. Ela seguiu participando do Fantástico e também de um flash apresentado por Ana Paula Araújo no intervalo do Domingo Maior. Os boletins seguintes, levados ao ar ao longo de toda a madrugada, tiveram o comando de Erick Bang, com o repórter Ricardo Abreu ao vivo da Quinta da Boa Vista.

6/9
Globo: Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República, é esfaqueado durante ato de campanha no município de Juiz de Fora. Ele foi levado até a Santa Casa da cidade mineira imediatamente após o atentado e o agressor foi preso logo após o ataque. O Plantão foi apresentado por Renata Vasconcellos no intervalo da Sessão da Tarde.

Durante toda a programação, novos boletins foram ao ar trazendo as notícias sobre a evolução estável da saúde do deputado federal, com as informações sendo inicialmente dadas por seus filhos. Os flashes repercutiram também as declarações de solidariedade dos demais presidenciáveis e os detalhes sobre o perfil do esfaqueador no Facebook. Nenhum outro programa foi interrompido, mas as novelas Orgulho e Paixão e O Tempo Não Para foram encerradas em pontos nitidamente não programados.

7/9
Globo: Deputado Jair Bolsonaro é transferido para o hospital Albert Einstein. O trajeto foi acompanhado em intervenções feitas por Dony de Nuccio durante o Mais Você e o Bem Estar, que relataram a melhora no estado de saúde do presidenciável. No Encontro, uma das entradas contou com a participação da repórter Camila Bomfim falando de Brasília sobre a investigação do atentado. O Vídeo Show também foi interrompido para o repórter César Menezes trazer o primeiro boletim médico divulgado em São Paulo.

11/9
Globo: Carros da Polícia Federal e do Gaeco deixam o prédio em que morava o ex-governador do Paraná Beto Richa, preso em uma operação que investiga fraudes na administração pública. Dony de Nuccio apresentou o boletim, com a participação da repórter Dulcinéia Novaes de Curitiba. A notícia da prisão foi informada em rede primeiramente ainda durante o Bom Dia Brasil.

13/9
Globo: Termina com sucesso a cirurgia feita para tratar uma obstrução intestinal no presidenciável Jair Bolsonaro. O boletim foi apresentado por Renata Lo Prete entre as semifinais da Copa do Brasil e o Profissão Repórter.

30/9
Globo: Aos 89 anos, morre em São Paulo a cantora Ângela Maria, ícone da era do rádio. Ela estava internada há 34 dias. O boletim em um intervalo extra do Supercine foi apresentado por Diego Sarza, dos estúdios da Globo News.

1/11
Globo: Juiz Sérgio Moro vai para a casa do presidente eleito Jair Bolsonaro no Rio de Janeiro anunciar que aceita o convite para assumir o Ministério da Justiça. A intervenção de Dony de Nuccio ocorreu durante o Encontro.

10/11
Globo: Deslizamento no Morro Boa Esperança, em Niterói, deixa mortos e feridos após três dias consecutivos de chuva. Ao todo, 15 pessoas foram vítimas fatais da tragédia. A entrada de Fábio William, com a participação ao vivo do repórter Diego Haidar do local, ocorreu no É de Casa.

15/11
Globo: Governo de transição nomeia novos integrantes da equipe econômica. Foram anunciadas as escolhas de Roberto Campos Neto para o Banco Central e a manutenção de Mansueto Almeida na Secretaria do Tesouro. O boletim foi apresentado por Zileide Silva no intervalo do Vídeo Show.

29/11
Globo: É preso Luiz Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro. A notícia, dada em primeira mão pelo repórter Paulo Renato Soares na abertura do Bom Dia Rio, foi informada nacionalmente cerca de 15 minutos depois em boletim apresentado por Chico Pinheiro durante os telejornais locais, interrompendo inclusive a edição fluminense. Ao longo de toda a manhã, Sandra Annenberg apresentou novos flashes informando sobre o deslocamento do político do MDB e as entrevistas das autoridades sobre a motivação da prisão, que foi mais um passo da Operação Lava Jato. O Rio assistiu ainda uma edição extra do RJ 1, que substituiu o Bem Estar.

30/11
Globo e Record: Avião de pequeno porte cai nas proximidades do Campo de Marte, na Zona Norte de São Paulo. Duas pessoas morreram. Os boletins ao longo da programação vespertina foram apresentados por Renata Vasconcellos. Na Record, a interrupção da reprise de Essas Mulheres foi ancorada por Luiz Bacci.

10/12
Globo e Record: Presidente eleito Jair Bolsonaro é diplomado no Tribunal Superior Eleitoral. A cerimônia foi transmitida também pelos demais principais canais abertos. Na Globo, a transmissão foi apresentada por William Bonner, interrompendo o Vale a Pena Ver de Novo. O Vídeo Show foi cancelado no dia para que a grade pudesse ser antecipada.

11/12
Globo: Homem armado invade a catedral de Campinas logo após uma missa, mata 4 pessoas, fere outras 4 e se suicida após ser atingido pelos policiais. Dony de Nuccio fez uma primeira intervenção no Vídeo Show, retornando no intervalo do programa com um boletim mais longo, de quase 10 minutos. A partir da Sessão da Tarde, Giuliana Morrone apresentou os flashes, que contaram com entradas ao vivo do repórter Jonatan Morel relatando a situação dos feridos, a identificação do autor do crime e as primeiras investigações sobre a motivação do ataque. A região da cidade acompanhou uma programação especial da EPTV no horário dos dois programas.

14/12
Globo: Justiça de Goiás decreta prisão preventiva do médium João de Deus, acolhendo o pedido do Ministério Público após centenas de mulheres o acusarem de abuso. A entrada extra de Dony de Nuccio interrompeu o Globo Esporte nas localidades com o fuso de Brasília e o Praça TV 1 na maior parte das sem horário de verão.

16/12
Globo: Médium João de Deus, acusado por cometer diversos casos de assédio sexual, se entrega à polícia de Goiás. Ele, que já era considerado foragido, se apresentou em uma estrada na região de Abadiânia. O Plantão interrompeu a exibição especial do filme A Bela e a Fera, que voltou a ter entradas apresentadas por Tadeu Schmidt, motivando até mesmo intervalos forçados. A cobertura prosseguiu até a chegada dele na delegacia em Goiânia com intervenções dentro do Domingão do Faustão.

17/12
Globo: Grande incêndio na refinaria de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Dony de Nuccio interrompeu o Vídeo Show para informar sobre as chamas que causaram até mesmo a interdição da Avenida Brasil. Ninguém se feriu. A cobertura local no RJ, apresentada por Mariana Gross, cancelou o restante da exibição do programa.

19/12
Globo: Faltando poucas horas para o início do recesso do Judiciário, o ministro Marco Aurélio Mello determina através de liminar a soltura de todos os presos condenados em segunda instância, situação que é a do ex-presidente Lula. O Plantão apresentado por Dony de Nuccio interrompeu o Vídeo Show e contou com a participação de Zileide Silva.

Ao longo da tarde, foram muitas as entradas apresentadas por Ana Luiza Guimarães, agora com Marcos Losekann entrando ao vivo do Supremo Tribunal Federal, com a repercussão da decisão entre a força-tarefa da Lava Jato e a apresentação do recurso da procuradora-geral da República Raquel Dodge. A decisão ficou com o presidente do STF, Dias Toffoli, que acabou derrubando a liminar anterior e mantendo a situação até uma nova votação do tema pelo plenário. Esse derradeiro Plantão ocorreu durante a exibição de O Tempo Não Para.

23/12
Globo: Tsunami mata mais de 200 pessoas na Indonésia após uma erupção vulcânica causar deslizamentos submarinos. Foram ao menos duas ondas de três metros de altura. A entrada do correspondente em Tóquio Carlos Gil ocorreu dentro do Esporte Espetacular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é realmente muito importante para o Território. Comente! O espaço é todo seu :)